top of page
Buscar

Afinal, o que é Impacto Social?

Atualizado: 19 de ago. de 2023

Por Letícia Stables. Consultora e Palestrante em Impacto Social CEO da LS Consultancy, uma consultoria boutique especializada em Impacto Social. ---


O termo impacto social pode ser entendido como uma mudança positiva e significativa que aborda um desafio social premente. A criação de impacto social, é portanto, o resultado de um conjunto intencional de ações e iniciativas com um objetivo que corresponde à essa definição.


É fundamental diferenciarmos o termo amplo impacto e uma definição mais deliberada de impacto social. Impacto por si só, implica uma influência ou efeito em praticamente qualquer coisa, dado o seu contexto. Já o impacto social, baseia-se no efeito que uma ação tem sobre um desafio social.


Um debate e reflexão sobre o que é urgente, é muito necessário neste contexto, isso porque os desafios sociais mudam a todo tempo e invariavelmente. Os contextos locais podem diferir uns dos outros, talvez espelhando necessidades globais ou por vezes contrariando estas necessidades.

Por isso, é necessário um nível de consenso, que deve consistir na garantia de uma base mínima de dignidade, liberdades e oportunidades, que geralmente se fazem mais prementes para as populações e comunidades em vulnerabilidade e aquelas que carecem de recursos ou serviços básicos e essenciais para viverem.


A mudança que o termo impacto social busca, deve trazer a perspectiva de melhora de condições sociais em torno de uma situação atual. Assim, o efeito do impacto social deve ser uma mudança positiva para um determinado desafio.


Outra consideração muito importante, é uma análise cuidadosa do contexto dos desafios sociais em questão, para que ações de impacto social conversem diretamente com os interesses e reais necessidades daqueles que serão positivamente impactados.


Finalmente, o uso do termo significante, ou significativo, na definição de impacto social que eu proponho é convincente por algumas razões.


A primeira é que o progresso social exige um movimento profundo e estrutural do status quo. Combater apenas os sintomas de um problema social, com ações puramente analgésicas vai ser sempre insuficiente, e portanto, somos desafiados a pensar em soluções de curto, mas também de médio e longo prazo. A segunda é que o termo impacto social está cada vez mais em voga e muitas vezes é mal utilizado para implicar até mesmo pequenas mudanças.


Para mantermos este termo com toda a sua potência e capacidade de persuasão, devemos cuidar para que os nossos esforços para o impacto social representem, de fato, uma mudança significativa, disruptiva e duradoura nas nossas sociedades. Há uma infinidade de maneiras de alcançar o impacto social, dado que, os desafios sociais que enfrentamos neste tempo são infelizmente inumeráveis.


O meu objetivo ao focar esforços na definição deste termo impacto social foi enfatizar as múltiplas rotas e possibilidades em direção à um resultado positivo desejado, propondo uma abordagem holística e multidisciplinar.

Ao aplicarmos o conceito e a prática de impacto social, percebemos claramente as possibilidades de abrangência de diferentes contextos de atuação e áreas de influência que com facilidade se expandem para a área da saúde até o setor financeiro, das áreas da comunicação e marketing até a área do direito, moda, educação e assim por diante.


Portanto, eu desejo de todo coração ter despertado em você a perspectiva de que impacto social é um convite multissetorial e todos nós temos a oportunidade de sermos protagonistas e parte das respostas para as mudanças que desejamos ver no mundo.


Um enorme abraço,

Letícia Stables

Komentarze


bottom of page